Conheça a Port'Alba a pizzaria mais antiga do mundo!

04:00:00


Inaugurada em meados do ano de 1738 com apenas uma mesa e um atendente na calçada, a "Antica Pizzeria Port'Alba" se tornou o que conhecemos atualmente como "pizzaria" em 1830 na Via Port"Alba 18, em Nápoles na Itália. Acredite se quiser, mas essa é hoje reconhecida como a primeira pizzaria do mundo!

Quando inaugurada, a Porto'Alba sugeriu algo diferente aos napoletanos: substituir os vendedores de rua que faziam pizza em fornos a lenha em casa e traziam a pizza para as calçadas, mantendo-os aquecidos em pequenos fogões de lata que equilibravam em sua cabeça, por um restaurante especializado nessa comida tão popular entre os italianos. Será que deu certo? Não precisamos nem responder essa pergunta!

A Port'Alba logo se tornou um famoso ponto de encontro em Nápoles. A maioria dos clientes eram artistas, estudantes ou outros com pouco dinheiro, por isso as pizzas eram geralmente simples, com coberturas que levavam apenas azeite e alho. Um sistema de pagamento, chamado "pizza a otto"  foi desenvolvido que permitia aos clientes pagar até oito dias após a refeição.

Acredite se quiser, mas a Port'Alba está aberta até hoje, localizada no mesmo endereço rodeada de livrarias e outros comércios da região. Então quando for para Nápoles, inclua no seu roteiro esse ponto gastronômico que com uma pequena ideia, deu início a uma mania que dominou o mundo!



Talvez também goste de...

0 comentários

Canal Youtube

Novidades por email!