Pizzas feitas por robôs e assadas no caminho da sua casa? Conheça a Zume!

11:20:00


As pizzarias costumam ser consideradas um empreendimento tradicional – isso, claro, se você não está no Vale do Silício! Uma startup chamada Zume combinou gastronomia e tecnologia para produzir pizzas com rapidez e ingredientes de alta qualidade.

Como? Tendo uma equipe que mistura humanos e robôs!


“O importante é entregarmos comida de alta qualidade, com preço baixo e conveniência. Então, decidimos usar essa automação extremamente inteligente, de nova geração, para integrar máquinas flexíveis em nossos processos”, explica Julia Collins, co-fundadora do negócio, à revista Fortune.

A inovação também contribuiu para a rapidez do processo: a Zume tem capacidade para produzir quase 300 pizzas por hora, e tem como meta um tempo de entrega de 15 minutos, que são pedidas via um app de celular.


O negócio começou a ser desenvolvido em junho de 2015, quando o empreendedor Alex Garden recrutou engenheiros para trabalharem em uma garagem em Mountain View, na Califórnia (EUA), enquanto firmava parcerias para desenvolver toda a tecnologia que seria usada na pizzaria.

Garden, que é ex-presidente do conhecido estúdio de games Zynga, chamou a veterana em restaurantes Julia Collins para entrar na Zume como co-fundadora. Hoje, os dois comandam o negócio.

Em abril deste ano, a primeira pizza feita por robôs foi entregue – sem que o consumidor soubesse que era uma pizza feita também por robôs.

Hoje, a Zume trabalha com cerca de 20 sabores e cada pizza custa entre 14 e 19 dólares. Até 2018, a Zume quer entregar para toda a baía de São Francisco.


Como funciona? O vídeo abaixo dá uma ideia do processo que mescla humanos e robôs.

O processo de entrega da Zume também ganhou recentemente uma inovação: agora, as pizzas podem ser entregues por um caminhão que possui mais de 50 fornos integrados. A ideia é que o produto asse parcialmente no trajeto até o cliente, que recebe sua pizza mais quente e com rapidez.



O novo processo funciona desta forma: na cozinha da Zume, a pizza é assada por um minuto e meio. Ela é logo colocada em um dos fornos do caminhão de entrega, por meio de um dos dois funcionários que fazem entregas (o outro é o motorista).

Quando o caminhão estiver a quatro minutos do destino, o forno correspondente ligará automaticamente e a pizza será finalmente assada: são três minutos e meio para a produção e os 30 segundos finais são para a pizza descansar.

O mesmo funcionário que carregou as pizzas é responsável por tirá-la no local de entrega, usar uma máquina para cortá-la em oito pedaços e colocá-la em uma caixa de entrega sustentável, feita de fibras de cana-de-açúcar.


E você o que achou? Acha que daria certo no Brasil? Deixe seus comentários conosco!


Talvez também goste de...

0 comentários

Canal Youtube

Novidades por email!