L`antica Pizzeria da Michele - a mais famosa pizzaria de Nápolis!

20:56:00

Nápolis é uma cidade que respira pizza. Dizemos isso não só pelo fato dos napolitanos serem conhecidos como os inventores da pizza moderna, mas também pela sua habilidade de fazer pizzas extremamente simples e saborosas. Não há como ir até Nápolis e não se apaixonar pela sua famosa criação. Por isso, fomos conhecer uma das pizzarias mais antigas e famosas da cidade: L'antica Pizzeria da Michele (famosa principalmente após sua participação no filme "Comer, Rezar e Amar" com a Julia Roberts) e compartilhamos com todos os nossos amigos aqui do Pizzamaníacos nossa experiência!


A pizzaria da Michele fica a 15 minutos de caminhada da estação central de Nápolis num ponto  acessível e fácil de ser encontrado. A primeira vista 2 palavras descrevem bem a casa: antiga e lotada! Dizemos antiga sem exagero: ela foi fundada em 1870, sendo assim uma das mais antigas pizzarias do mundo! Fica no andar térreo de um prédio antigo, mantendo sua localização original até hoje. E lotada por que para conseguirmos entrar, tivemos  de pegar nossa senha e encarar 45 longos minutos de espera sentados na calçada! Sim pela fama e movimento, ela poderia ter uma estrutura bem melhor. Mas apesar disso podemos dizer que a espera valeu a pena!



Quando finalmente conseguimos um lugarzinho, fomos direto para nossa mesa de madeira em um ambiente super simples. Não espere luxo, pois a pizzaria parece mesmo ter mantido sua decoração e mobiliário desde a época de sua inauguração. As paredes ostentam alguns prêmios e reconhecimentos que a casa recebeu ao longo dos anos; e só. Nos 3 ambientes da casa, os clientes se apertam em busca do produto que faz a fama da casa.



O cardápio é simples (simples literalmente pois estava pregado na parede ao invés de ficar na mesa); apenas 2 tipos de pizza: Margherita e Marinara (com uma opção especial de Margherita com o dobro de queijo), 2 tipos de refrigerantes, um tipo de cerveja e água mineral. Não pensamos muito e fomos direto na clássica Margherita - servida como os napolitanos estão acostumados a comer - e uma boa birra Italiana. Os preços são um dos mais baixos que vimos por toda a Itália, então a pizzaria ganha ponto no quesito custo x benefício.



Pela quantidade de pessoas que haviam na casa, o atendimento foi relativamente rápido. A pizza chegou em cerca de 15 minutos. A preparação parecia uma verdadeira linha de montagem: um pizzaiolo abria a massa, outro recheava, um forneiro com uma pá de madeira colocava as pizzas no forno e um último com uma pá metálica era responsável pela temperatura e cocção.
 
A pizza chegou no ponto exato: bordas altas, crocantes e com bolhas levemente queimadas devido a alta temperatura do forno; o centro bem assado e elástico, resultado do uso de farinha de boa qualidade e um lento processo de fermentação. O molho artesanal, o queijo e o azeite com sabor acentuado complementavam aquela que foi com certeza excelente demonstração de como uma verdadeira pizza deve ser feita e servida. 



Eis a nossa conclusão: pela fama e movimento da casa, com certeza a pizzaria poderia ter um ambiente mais moderno e aconchegante. O cardápio também poderia ser um pouco mais completo, incluindo alguns outros sabores e tipos de bebidas (especialmente mais tipos de cervejas e vinhos!). Mas nada disso tira o mérito dessa casa que com certeza merece toda a fama e reconhecimento que ostenta. Saímos de lá com a sensação de termos comido uma das melhores pizzas de nossas vidas!




Talvez também goste de...

2 comentários

  1. DE LONDE A PIZZA MAIS SABOROSA QUE JA PROVEI! A verdade é que não tem como comparar com as do Brasil! Porque são coisas bem distintas! Tudo é pizza, mas a da Michele é surreal! É uma pizza única, o sabor, a massa, o queijo, o molho, não tem como descrever! É uma explosão de sabores e texturas! Vale a pena ir pra Nápoles apenas pra provar dessa divindade em forma de comida!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Leo! Obrigado por partilhar sua experiencia. Concordamos com voce de que qualquer aficcionado por pizza deve ao menos uma vez na vida ir a Nápoles! Grande Abraço. Equipe Pizzamaniacos.

      Excluir

Canal Youtube

Novidades por email!