Qual é a origem da pizza?

15:52:00


Por ser um prato muito simples, em que uma cobertura é colocada em uma massa parecida com pão, a origem da pizza é algo difícil de definir com exatidão. Provavelmente vários povos antigos já consumiam pizza. Sabe-se que fenícios, gregos e romanos já comiam iguarias muito similares. Entretanto, a pizza como conhecemos hoje ou a chamada “Pizza Moderna” vem de Nápoles (Napoli) na Itália.

Conta a história que os turcos levaram seu famoso pão para a Itália, através do porto de Nápoles. Os napolitanos começaram a consumir o pão turco e aperfeiçoaram a receita. Primeiro, eles incrementaram o próprio pão usando trigo de melhor qualidade; depois adicionaram coberturas. No século 16, com a vinda do tomate das Américas, ele também foi agregado na cobertura. Por fim, no final do século 19, o queijo foi utilizado.


Tudo indica que a “pizza moderna” se originou em Nápoles por volta de 1720. Naquela época, era basicamente comida de pobre, um lanche vendido e consumido nas ruas. Vendedores ambulantes gritavam para anunciar suas iguarias. As pizzas eram mantidas quentes no scudo, um recipiente de cobre que o vendedor carregava na cabeça.


CONTA-SE que o Rei Ferdinando I (1751–1825), disfarçado de plebeu, visitou um bairro pobre de Nápoles às escondidas pois não via a hora de saborear uma comida que a rainha havia proibido na corte — pizza. Por fim, o Rei  não escondeu mais da corte sua paixão. Não demorou muito e essa iguaria das ruas conquistou a elite rica e a nobreza passou a lotar as pizzarias. Em 1832, o Rei Ferdinando II, neto de Ferdinando I, chegou a ponto de construir um forno a lenha nos jardins do Palácio Capodimonte, alegrando assim seus convidados aristocratas.
A mais antiga pizzaria que se tem conhecimento, servindo pizzas desde 1830, chamada de Antica Pizzeria Port’Alba, fica localizada em Nápoles na Via Portalba, 18 e está aberta ao publico até hoje.



Desde 1889, o Dia da Pizza é celebrado na Itália em 10 de julho, data em que o rei Umberto I e a rainha Margherita (daí o nome do sabor) experimentaram o tão falado prato preparado especialmente por Rafaelle Espósito na famosa (e ainda em atividade) Pizzaria Brandi (originalmente chamada de Pizzeria di Pietro e Basta Cosi).




Atualmente, existem cerca de 30 mil pizzarias na Itália, que produzem por ano o equivalente a 45 pizzas por pessoa! Os EUA com sua  influência italiana e uma cultura forte em redes de fast-foods é hoje o maior consumidor de pizzas do mundo. Na terra do tio Sam existem mais de 70.000 pizzarias (sendo que 1 em cada 4 dessas é: Pizza Hut, Domino’s ou Papa John’s) que produzem cerca de 3 bilhões de pizzas por ano, o que equivale a 350 fatias por segundo!

Não temos dúvida que essa iguaria realmente conquistou o mundo!

Talvez também goste de...

0 comentários

Canal Youtube

Novidades por email!