5 segredos para fazer uma pizza artesanal de qualidade

11:49:00


Já parou para pensar o que faz uma pizza ser realmente de qualidade? Bastante cobertura? Técnicas italianas? O local onde foi feita? É claro que pode existir um ou outro fator regional que contribua para a qualidade de uma boa pizza, mas no geral toda pizza de qualidade possui alguns pontos em comum que se respeitados com certeza produzirão uma pizza de excelente qualidade. E o melhor: estão acessíveis a todos os pizzaiolos em qualquer lugar! Quais fatores são esses? Vamos lá:

1 - Ingredientes de qualidade


Quer fazer uma pizza de qualidade? Então use ingredientes de qualidade! Esqueça o queijo mais barato do supermercado, a calabresa em promoção, o bacon mais em conta. Se quiser fazer uma pizza acima de média invista em ingredientes selecionados: uma mozarela de búfala fresca vendida em uma loja especializada, uma calabresa artesanal, uma boa farinha italiana, um presunto cru importado, manjericão fresco.... Sim pode ter certeza que isso fará toda a diferença! E aliás muitos vão concordar conosco que a arte de se achar bons fornecedores é uma das melhores partes de ser um mestre pizzaiolo artesanal!


2 - Massa artesanal


Nunca, jamais, em hipótese alguma compre massa pronta dessas vendidas em supermercados! Uma massa artesanal feita na hora faz toda a diferença em se obter uma pizza de qualidade. Além de ser super simples de se fazer, o uso de uma farinha de qualidade e o fato dela não ter sido pré-assada conferem uma textura e sabor sem igual a sua pizza. Não sabe como fazer? Problema resolvido: é só clicar aqui para conferir a nossa receita especial de massa Pizzamaníacos.


3 - Molho artesanal


Os italianos sempre dizem que o principal ingrediente da cobertura de qualquer pizza é o molho. Tanto é que eles tem sabores de pizzas que levam somente molho como cobertura. E realmente um molho de qualidade faz toda diferença! Esqueça os molhos prontos que enchem as prateleiras dos mercados; eles jamais chegarão aos pés de um molho artesanal feito em casa. Um bom molho é algo super fácil de fazer e será o maior sucesso de sua pizza. Clique aqui para conferir nossa receita de molho artesanal Pizzamaníacos.


4 - Temperatura de forno


A regra aqui é: quanto mais quente melhor! A pizza bem assada é aquela que leva um choque rápido de temperatura. Os fornos italianos geralmente são aquecidos a uma temperatura altíssima: 485ºC. Nessa temperatura as pizzas não levam mais que 90 segundos para ficarem prontas. Isso significa que, se quiser ter uma pizza de qualidade aqueça seu forno com antecedência. Se tiver um forno a lenha, acenda com pelo menos duas horas de antecedência. Se for usar um forno elétrico ou a gás convencional, utilize uma pedra refratária (que reterá calor e aumentará ainda mais a temperatura interna) e pré-aqueça o forno por pelo menos 90 minutos.


5 - Combinação de Ingredientes


Sabe aquele jargão de "Quanto mais ingredientes melhor" ? É furada. Bons pizzaiolos são especialistas em massas e molhos. A cobertura é a cereja do bolo que complementa uma massa e molho de boa qualidade. Caia fora também das famosas "Á moda da Casa" que mais parecem um X-Tudo sobre uma massa de pizza. Boas pizzas tem receitas elaboradas com ingredientes que se complementam na quantidade certa. Sugestões? É só consultar nosso Guia de Receitas Pizzamaníacos que não vai ter erro!





E você, tem algum segredo extra? Então não deixe de compartilhar com a comunidade Pizzamaníacos!

Talvez também goste de...

0 comentários

Canal Youtube

Novidades por email!