6 ferramentas essenciais para ser um pizzaiolo artesanal

17:14:00



Talvez um dos principais fatores que faz a pizza ser um alimento tão popular em todo o mundo seja a sua facilidade de preparação. É verdade que muitos afirmam fazer pizzas sem investimento nenhum em equipamentos; usando apenas os utensílios que já tem em casa. Porém com um investimento pequeno em algumas ferramentas simples, podemos fazer uma pizza com uma qualidade muito superior, chegando próximo ou até mesmo igualando as pizzarias mais badaladas do mundo. Que ferramentas são essas? Segue uma lista com 5 ferramentas simples que fazem toda a diferença na hora de se produzir uma pizza de qualidade. Temos certeza que tais ferramentas não só serão muito úteis para produzir uma boa pizza  como também despertará em você a paixão por esse hobby que conquista cada vez mais os brasileiros!

1 – Pedra refratária ou forno a lenha

Já falamos aqui que a temperatura ideal para assar uma pizza de qualidade é bem alta – cerca de 480ºC. Se você tem um forno a lenha em casa, então já tem meio caminho andado. Siga nossas dicas para aquece-lo o máximo que puder para produzir uma excelente pizza artesanal. Porém se no momento não tem possibilidade de ter um forno a lenha em casa (talvez por morar em apartamento, falta de recursos, etc) não se preocupe: usando uma pedra refratária em seu forno convencional você conseguirá obter resultados fantásticos bem próximos das melhores pizzarias. Há diversos tipos de pedras refratárias no mercado: desde pedra sabão até lajotas feitas com concreto refratário sob medida (similar ao usado em padarias). Já ouvimos alguns relatos de alguns tipos de pedra, como o granito, que não suportam temperaturas altas e acabam rachando. Por isso o importante é a pedra escolhida ser de um material resistente a altas temperaturas. Já testamos pedras feitas com pedra sabão e concreto refratário e ambos são uma excelente alternativa para se ter em casa.  Na internet é fácil encontrar esse tipo de pedra. Para ajudar segue abaixo alguns links com algumas sugestões de onde encontrar. Pode ter certeza que será um investimento que valerá muito a pena!


http://links.lomadee.com/ls/NkpUaztuaXdlVEtVWDszNTM4NDc1OTswOzE3NjszMzg2NTY0NzswO0JSOzM7OzA-.html



2 – Pá de Pizza

Uma boa pá talvez seja a principal ferramenta do mestre pizzaiolo. No mercado encontramos basicamente 3 tipos de pá:  para os fornos a lenha temos a pá de enfornar (colocar a pizza no forno) e a pá para girar e desenfornar (normalmente com disco menor e com  auxílios para girar a pizza). Os cabos vão de 1.20mts até 2.00mts de comprimento (dependendo do tamanho do forno) e o disco de 33cm a 50cm de diâmetro. Para fornos convencionais com pedra refratária os cabos são menores  mas o tamanho do disco e funcionalidade são os mesmos. As pizzarias normalmente utilizam pás de metal pois os órgãos sanitários não recomendam a utilização de ferramentas de madeira em cozinhas comerciais; além obviamente de serem mais duráveis. Alguns pizzaiolos afirmam que a pá de madeira é mais fácil de manusear por grudar menos. Mas com um pouco de prática mesmo uma pá de metal pode cumprir com perfeição sua função. Independente do material escolhido o importante é ela cumprir seu objetivo: produzir pizzas de qualidade e bem assadas! Segue alguns links com algumas sugestões de pás:

http://links.lomadee.com/ls/VFpydjtobWRBaVNzYTszNTM4NDc2OTswOzE3NjszMzg2NTY0NzswO0JSOzM7OzA-.html


http://links.lomadee.com/ls/VFpydjtobWRBaVNzYTszNTM4NDc2OTswOzE3NjszMzg2NTY0NzswO0JSOzM7OzA-.html



3 – Masseira

Uma boa vasilha para se misturar os ingredientes na preparação da massa é algo fundamental. Originalmente os italianos utilizavam grande vasilhas de madeira pois era o material disponível na época. Hoje temos uma gama grande de materiais disponíveis: inox, plástico, vidro, etc. O importante é a vasilha ser resistente e ter o tamanho adequado para se trabalhar a massa sem dor de cabeça. Particularmente gostamos de vasilhas de inox pela sua durabilidade e versatilidade. Partilhamos algumas sugestões:


http://links.lomadee.com/ls/UG5VYzttfjF3c2JxRzszNTM4NDc4OTswOzE3NjszMzg2NTY0NzswO0JSOzM7OzA-.html



http://links.lomadee.com/ls/OUN5WDtLOU9VcUhSejszNTM4NDc5NDswOzE3NjszMzg2NTY0NzswO0JSOzM7OzA-.html



4 – Balança Digital

Uma balança digital é um item barato e muito útil principalmente quando vamos fazer uma grande quantidade de massa. Além de conseguir padronizar o tamanho dos discos, ao utilizarmos o peso correto para cada bola de massa, conseguimos ter mais segurança de que realmente teremos a pizza no tamanho desejado quando as visitas chegarem. Vale o investimento!

http://compre.vc/s/01983b45

5– Cortador de pizza

No mercado nós encontramos uma grande variedade de cortadores de pizza: cortadores em disco, discos duplos, cortadores meia-lua, espátulas de corte, tesouras, etc. Gostamos bastante dos cortadores de disco pela sua praticidade. Porém é fundamental o disco ser grande e resistente. O mercado está cheio de cortadores baratos que quebram na segunda ou terceira passada. Por isso na hora de escolher um cortador, faça questão da qualidade. Além de durar muito tempo ele será um charme a mais na hora de servir sua bela redonda!

http://links.lomadee.com/ls/b2J6ZjtnMkRqNmpRUjszNTM4NDgwMDswOzE3NjszMzg2NTY0NzswO0JSOzM7OzA-.html


http://links.lomadee.com/ls/ejRBNzs0QTRMNzg5UDszNTM4NDgwMzswOzE3NjszMzg2NTY0NzswO0JSOzM7OzA-.html


http://links.lomadee.com/ls/NVJhfjttYUJBNURjRzszNTM4NDgwNjswOzE3NjszMzg2NTY0NzswO0JSOzM7OzA-.html



http://links.lomadee.com/ls/dzdvRDt6RUJ3dFExdDszNTM4NDgxMjswOzE3NjszMzg2NTY0NzswO0JSOzM7OzA-.html


http://links.lomadee.com/ls/WEh2dDtIOG9STWdEQTszNTM4NDgxNTswOzE3NjszMzg2NTY0NzswO0JSOzM7OzA-.html


http://links.lomadee.com/ls/dGhpcTtyZ243VEN0SzszNTM4NDgxODswOzE3NjszMzg2NTY0NzswO0JSOzM7OzA-.html


6– Uma boa bandeja para servir

Uma boa bandeja para se colocar a pizza ao retira-la do forno é outro utensílio indispensável. Hoje existem formas de madeira, inox, com guias para facilitar o corte, formas já com pedras refratárias embutidas, entre outras. Novamente o importante é sua resistência e durabilidade! Como a pizza será cortada em cima da forma, quanto mais resistente melhor. Aqui também vale levar em conta a estética pois dará um toque especial na hora de servir sua pizza!


http://links.lomadee.com/ls/eXQ4NDtXTXpLflBRdzszNTM4NDgyMjswOzE3NjszMzg2NTY0NzswO0JSOzM7OzA-.html


http://links.lomadee.com/ls/dFRpTztjREYxdnNMSDszNTM4NDgyNDswOzE3NjszMzg2NTY0NzswO0JSOzM7OzA-.html


****************************************************************************
E você, utiliza alguma ferramenta adicional para fazer sua pizza artesanal? Compartilhe com a comunidade Pizzamaníacos!

Talvez também goste de...

3 comentários

  1. olá boa noite acabei de ler suas instruções e gostaria que respondesse minha dúvida .eu fiz uma pizza pre-esqueci o forno juntamente com minha pedra sabao por 30 minuts e coloquei a massa l assa-oi por uns 17 minutos e tirei a mas a já assada só querer ela ficou bem seca pensava eu q iria ficar crocante sim mas não tão seca isso é normal ou eu errei o tempo p assar ou deveria assa-oi por menos tempo por favor me diga ficarei aguardando e desde já muito obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cassia! É um prazer ajudar. Provavelmente o que aconteceu é que a pedra não estava na temperatura ideal por isso a massa assou muito lentamente, o que não é bom. A pizza tem de ser assada o mais rápido possível. Por isso a recomendação é pré-aquecer a pedra por no minimo 1 hora em forno elétrico ou 2 horas em forno a gas. Então poderá colocar a massa crua com o recheio em cima da pedra que deverá assar em cerca de 10 minutos. A dica é pré-aquecer a pedra o máximo que conseguir (para se ter uma ideia os fornos a lenha chegam a quase 500 graus) e ir testando até conseguir achar o ponto ideal. Espero que ajude. Grande abraço. Equipe Pizzamaníacos.

      Excluir
  2. Bom dia!
    Posso cortar a pizza em cima da pedra sabão com o cortador em disco?

    ResponderExcluir

Canal Youtube

Novidades por email!